terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pão Maravilha Popotal


– Já te disse para mo dizeres. – digo-te com aquele carinho que só tu sabes reconhecer.
– Que queres que te diga? – questionas para o ar como que se eu me ausentasse da tua existência.
– Não te volto a pedir…
Silencio e reflicto. Não mereces de certeza isto. Respiro. O ar ajuda-me! Pego e fecho-te os olhos. O pão, como dizia Bertolt Brecht, é a justiça e “a justiça ruim fora. O pão ruim fora”. Este é maravilhoso, torneado de carinho, amor e sabor.
Prova-me, só mais uma vez, “deixa-me sonhar, pensar que vais ficar sempre junto a mim; faz-me acreditar que ainda sou tudo para ti”. O pão
Ingredientes:
Um pão
Uma embalagem de queijo mozzarela
Uma embalagem de queijo emmental
Um frasco de 450 gramas de maionese ligth
Uma cebola
4 dentes de alho
Uma linguiça picante
Um raminho de cebolinho ou de manjericão fresco
Meia chávena de pickles
Uma ou duas colheres de natas
Orégãos (opcional)


Abre-se uma tampa no pão e tira-se todo o miolo do interior, com muito cuidado para não danificar a sua côdea. É assim que se deve tratar o amor. Com cuidado. Sem danificar. Reserva-se todo o miolo e a tampinha. Reserva-se a paixão para o amor.
Na picadora, pica-se a cebola, o alho, a linguiça, os pickles e o manjericão ou cebolinho. Acusas-me do tempo, da atenção, do sorriso, do beijo. Depois deita-se toda esta mistura numa tigela e juntam-se os queijos, a maionese e as natas. Junto os factos e beijo-te em troca de todas as tuas palavras proferidas. Mexe-se tudo, envolvendo muito bem. Envolves-te no beijo, no meu corpoEstá pronta a pasta com a qual vamos rechear o pão e polvilha-se com alguns orégãos (opcional). Teu corpo está pronto, tua cabeça no lugar certo, em mim. Tapa-se o pão com a tampinha de côdea que está reservada. Tapo esse inquietar. Coloca-se num tabuleiro e rodeia-se o pão recheado com o miolo fatiado. Esperamos lado a lado. Só e a dois. Vai tudo ao forno por cerca de 20 a 25 minutos.

Serve-se quente. Sim, quentes. O miolo tostado no forno servirá para ser barrado com o recheio do pão. Deliciamos o quente. É uma delícia. É, de certeza. A completar uma boa conversa e uma taça daquele vinho que está no armário desde o nosso primeiro dia.



Beijos e abraços.

Sem comentários:

Enviar um comentário