terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bolo frio de chocolate ou Gâteau au chocolat froid

Com um pedaço de pó construo a vida, pedaços de mim percorridos, em dias agitados. Momento, dor, sossego, amor. Primeiros passos, iniciais palavras, construtivas aprendizagens. Eu, tu, ele, nós, todos volvidos em nada na vontade de provar… o momento… de chocolate.



Ingredientes:
200gramas de chocolate de culinária
Uma colher de sopa bem cheia de margarina de soja
6 ovos (6 claras e 6 gemas)
5 colheres de sopa de açúcar + 2 ou 3 para a natas
400ml de natas frescas para bater
100 gramas de chocolate negro
25 a 30 palitos de la Reine
Café instantâneo q.b.


Começo por preparar o creme/espuma de chocolate. Separam-se as claras das gemas dos ovos e batem-se as claras em castelo. Quando estiverem como tu tanto gostas, bem altas e brancas, eu acrescento 4 colheres de sopa de açúcar e bato mais. Resulta num prazeroso “merengue”. E reservo.
À parte, com uma faca bato ligeiramente as gemas com uma colher de açúcar. E reservo.

Derreto o chocolate de culinária com a margarina de soja em banho-maria ou no microondas até ficar um creme espesso, fácil de trabalhar e brilhante como os teu olhos a admirar meus gestos peculiares em ti. Junto as gemas com muita agitação frenética do meu corpo ao creme de chocolate e envolvo(-te) tudo muito bem. A este creme obtido envolvo (ainda mais meu corpo no teu), com carinho, o merengue das claras, com suavidade, de baixo para cima. Está formado(a) creme/espuma de chocolate. E reservo.
Num prato fundo (ou forma redonda sem buraco ou tarteira funda) deito um terço do preparado de chocolate. Ajudas-me? Prepara o café instantâneo com água a ferver; passas os palitos de la Reine pelo café. Embebendo-os muito bem. E colocas, um a um, sobre o creme/espuma de chocolate. Repete-se a operação e termina-se com o último terço de creme de chocolate deleitado pelos palitos embebidos de la Reine. E reservo. No frigorífico. Feliz beijas-me e anseias o final. E reservo. Aguardas de sorriso nos lábios.

Preparo-te.
Bato as natas até triplicarem o volume. Adoço-te. Junto uma colher de açúcar e continuo a bater. Gostas. Junto outra colher de açúcar! Cada vez gostas mais. Junto mais uma. Deliras. Ah, gosto! Finaliza-se o chantilly. Satisfazes-te.

Por cima, de ti, do creme de chocolate com os palitos de la Reine deito o chantilly, delicadamente, colher a colher, até cobrir toda a superfície. E reservo. No frigorífico.

Numa tigela de sopa, parto energeticamente as 100 gramas de chocolate negro. Derreto-o no microondas. Com o auxílio de uma colher de sobremesa, pinga-se a superfície das natas batidas com o açúcar, chamadas chantilly. E está. Queres. Eu sei. E reservo.



   Vai ao frigorífico por cerca de 4 horas (no mínimo) e serve-se fresco. Tão bom!


Beijos e abraços!

Sem comentários:

Enviar um comentário