sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Arroz de Frango Bêbedo


Embriaguez de sentidos leva-nos às nossas loucurasinarrependíveis”…lá naquele celeste cosmos, onde até os pássaros dizem AMO-TE ao ouvido. Lá, onde uma flor desabrocha e pede que a AME… sempre a dois… nós os dois
 

Ingredientes:
Um frango aos pedaços (eu não usei os peitos do frango, usei-os para cozinhar outro prato)
Três dentes de alho

Uma folha de louro
Uma colher de sopa de polpa de tomate

250 ml de vinho tinto
Cinco grãos de pimenta

250 a 300 ml de água
½ caldo de galinha

Uma tigela de sopa de arroz evaporado
Uma cebola grosseiramente picada

Água q.b.

Salsa q.b.

Sal q.b.

Queijo da ilha ralado q.b.

 

Numa panela junto o frango, aos pedaços, com uma folha de louro, uma colher de polpa de tomate, três dentes de alho inteiros, os grãos de pimenta, o vinho tinto e a água e tempero com um pouco sal. Levo tudo ao lume a cozer.
Hummmm… o aroma vinícola enche o teu regaço e perco os sentidos propositados para ti…reguemos as almas!

Depois de tudo cozido, desliga-se o fogão e retira-se da água para que o frango arrefeça. Reserva-se a água da cozedura, pois será muito importante para a o passo mais à frente deste gostoso prato. Entretanto, depois de arrefecido, desfia-se o frango e reserva-se.
 
Coa-se a água de cozedura do frango e reserva-se novamente.


Entre um gole e outro sorvo, as almas aquecem e sentimos a paixão. Não para, não nos cansamos, por mais que se repita… a embriaguez prolonga-se conscientemente! Continuemos a regar as almas!
Cozamos o arroz. No tacho em que cozemos o frango, coloca-se a cebola com uma colher de sopa da água da cozedura do frango e deixa-se alourar ligeiramente. De seguida, junto o arroz evaporado e deixo fritar um pouco, mexendo para que o arroz não se pegue ao tacho. Depois junto duas tigelas iguais às do arroz com água, mas ATENÇÃO esta água corresponde à água da cozedura do frango mais a necessária para fazer as duas medidas de tigela de sopa. Tempera-se com pouquinho sal e com um pouco de salsa picadinha. Deixa-se cozer o arroz no tacho, em lume baixo (após levantar fervura), sem tapar, durante cerca de 20 minutos.
 
Olhas nos olhos, avermelhados de paixão, e dizes-me, como só de ti sei ouvir, que me amas. A embriaguez dos sentidos prolongam-se e nós também!












Depois do arroz cozido, passamos a ligar o forno numa temperatura alta, para aquecer. E num tabuleiro próprio de ir ao forno coloca-se metade do arroz e espalha-se bem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobre o arroz, que serve de cama, deita-se o frango desfiado e tapa-se como o restante arroz. Polvilha-se com um pouco de queijo da ilha e vai ao forno médio para secar e assar um pouco, por cerca de 5 ou 10 minutos.
 
 
E de seguida está pronto, desliga-se o forno e serve-se. Para acompanhar, três coisas importantes: uma salada fresca; uma taça de um bom vinho tinto; uma boa companhia cheia de prazer.
 
 
Bom apetite
 
 
NOTA:
Esta receita não leva qualquer tipo de gordura para além da do próprio frango.

 

Beijinhos e abracinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário