Piu piu, faz o franguinho… có co ró có faz o galo… a galinha pestaneja e eu dosifico o instante, que de um ápice pestaneja. Da canja para o prato, da nobre capoeira para prazeroso lugar. É igual. É diferente. Estranha-se, adapta-se a esta mesa pelos gostos ancestrais.
Ingredientes:
500 gramas de fígado de frango6 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
3 folhas de louro
20 cl de vinho branco
Azeite q.b. (para a fritura)
De véspera, lavam-se os fígados e cortam-se em bifes. Coloco-os num recipiente e tempero-os de sal, pimenta, alho cortadinho, folhas de louro, sem o veio central, e o vinho.
No dia da refeição, penso em ti, lá fora a chuva cai, cá dentro o calor de meu corpo conforta o coração teu, deita-se um fio de azeite numa frigideira e vai ao lume a aquecer. Uma vez quente o azeite, colam-se os bifes de fígado de frango e deixa-se cozinhar. Voltam-se os fígados e sobre os mesmos deita-se parte da marinada de vinho branco que ficou reservada no recipiente. Isto vai resultar num molho óptimo. E deixa-se cozinhar muito bem. Ponho a mesa, preparo para que chegues.
Com a ajuda de um garfo, pica-se um dos bifes e se estiver seco é sinal que está confeccionado. Desliga-se o lume, aguarda-se uns breves minutos e estão prontas as nossas ISCAS DE FRANGO com eles: acompanha com arroz de coentro, batatinha salteada e salada de alface e cenoura… é a sugestão.
Beijos e abraços
Sem comentários:
Enviar um comentário