sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bacalhau com Outros


Dizem que quer Allium sativum, mas também fica bem com os outros. Tu ficas, sempre e só, bem comigo. Nós os dois, bem, nós os dois. Sem mais nada, num quadro só nosso. Eu e tu… sem os outros. Para os outros o bacalhau.

 Ingredientes:
Uma posta de bacalhau

Dois ovos
Uma batata grande aos cubos

400 gramas de grão cozido
2 cebolas às rodelas

3 dentes de alho picados
Azeite q.b. , mas em abundância

Sal quase nenhum
Pimenta q.b.

Queijo da ilha ralado q.b.
Salsa e coentros q.b.


Num tachinho coze-se a posta de bacalhau juntamente com os ovos. Deixa-se arrefecer e desfia-se o bacalhau. Descascam-se os ovos e cortam-se às rodelas. Reservam-se os citados ingredientes.





Pintas-me numa imagem da cor da alvorada. Pinto-te a meu lado. Dois corpos em movimento estático da imagem. Só nós os dois.

Numa frigideira, deita-se azeite e aloiram-se as cebolas, às rodelas. Retira-se a cebola, quando estiverem bem loirinhas e junta-se mais um pouco de azeite e acrescenta-se o alho a dar gostinho ao azeitinho. No azeite quente com o alhinho, salteia-se a batata aos cubinhos. Desliga-se o fogão. Junta-se a cebola à batata e deixam-se misturar os sabores. Junta-se o grão cozido.




O quadro compõe-se como a melodia do chamamento. Chamas-me. Chamo-te como violinos orquestrados por ti neste nosso quadro. O movimento estático da imagem continua…

Passemos a próxima operação: num tabuleiro próprio para ir ao forno misturam-se o bacalhau, os ovos, a cebola, a batata e o grão. Rectifica-se o sal, se for caso disso, polvilha-se com pimenta. Envolvemos tudo. Picam-se a salsa e os coentros sobre o Bacalhau & os Outros. Cobre-se com uma fina camada de queijo da ilha ralado. Vai ao forno até derreter. …derretidos ficamos, um pelo outro, e vamos para o leito. E serve-se a refeição.


beijos e abraços

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Feijoada de Frango


festa na aldeia. Todos se juntam à volta da fogueira. O frio não arrefece, mas os corpos inundam de calor a praça. Ninguém olha. Todos sentem o mesmo. Ninguém fica indiferente. Entre o laranja das labaredas, observo-te passo a passo. Dás um trago no copo com um líquido irreconhecível pela distância de gentes que nos separam. Fecho os olhos e abro-os para a quimera do nosso campo… onde pela manhã o frango se apresenta num pica-pica ritmático dos físicos onde a metafísica se sente. Transcendental

Ingredientes:
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola grande

1 dente de alho
Meio frango do campo cortado em pedaços

5 cm de chouriço de carne
Picante

Sal q.b.
Uma lata média de feijão branco

1 cenoura grande às rodelas
Coentros frescos q.b.

10 cl de água

Refoga-se, numa panela ou num tacho, uma cebola cortada às rodelas finas, o dente de alho picadinho e uma lata pequena de tomate pelado. Deito-te nos verdes campos como os do poeta. Feito o refogado, junta-se o frango e tempera-se de sal, deixa-se cozinhar. Aproveitando o gozo do tempo, sugamos a híbrida energia do encanto. Quando o frango estiver cozinhado, junta-se o naco de chouriço às rodelas bem como a cenoura também às rodelas. Misto egoísta de deleite. Deixa-se cozinhar mais um pouco até as cenouras estarem rijamente cozinhas. Nesta festa corpórea sente-se uma magia pueril. Deita-se a água e quando esta levantar fervura junta-se o feijão e o picante. Provo-te, de novo. Prova-se. De novo, provas-me.

Retifica-se se for caso disso. Retorna-se aos verdes campos, do poeta. Pica-se um molhinho de coentros e junta-se tudo no tacho. Descemos do utópico idílico firmamento e desligamos. Desliga-se o lume e deixa-se tudo apurar com uma tampa na panela ou no tacho. Beijamo-nos. De seguida, serve-se e toma-se a refeição em festa.
 

Beijos e abraços

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Baba de Camelo by Pedrocas



Podia ir visitar a minha Tia a Marrocos, novamente, ip, op
Mas a minha Tia já não está em Marrocos, ip, op

O camelo e a sua baba estão em Marrocos, ip, op
Vou visitar a minha Tia à Praça do Brasil, ip, op



Ingredientes:
1 lata de leite condensado cozido

2 gramas de sensualidade no toque

4 ovos
2 gramas de voluptia no olhar
2 colheres de sopa de caramelo líquido


Abre-se a lata de leite condensado. Dou-te a lamber a tampa. Deita-se o conteúdo da lata numa tigela de vidro propícia para ir ao microondas. Lambeste. Junta-se ao leite condensado as gemas e mistura-se tudo muito bem com a ajuda de um garfo... E vai tudo ao microondas durante um minuto na potência máxima. A nossa potência... Tira-se do microondas e mexe-se novamente. Mexes-me também...



À parte, batem-se as claras em castelo. Quando estiverem muito firmes, junta-se o caramelo e bate-se mais um pouco. Estou firme.

Misturam-se as claras, pouco a pouco, ao leite condensado com as gemas. Entre cada acréscimo das claras, bate-se, com uma vara de arames, de baixo para cima para que fique uma mousse leve e voluptuosa. Beijas intensamente meu corpo.Terminada a mistura, a Baba de Camelo está pronta. E eu estou pronto!Divide-se por taças individuais ou numa grande taça. Leva-se ao frigorífico, pelo menos durante 4 horas. Em conjunto, lambemos os resquícios da tigela e ficamos adocicados, peganhentos de amor e paixão.



Receita simples e rápida. É a nossa.



Beijos e abraços

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Biscoitos da Kiki



Amassa a massa que tem graça. Kiki?...? Dá-me a massa! Amasso o laço. Kiki?...? Não é devasso… é pequenino… Ri. Envergonha. É pequenino. Está pequenino o biscoitinho para a Kiki. Kiki, apita aqui! Estes são de inspiração Kiki...


Ingredientes:
400 gramas de farinha com fermento
200 gramas chávena de açúcar
2 ovos
¼ chávena de azeite fervido e esfriado
Canela a gosto e/ou erva-doce a gosto



 Misturam-se os ovos com o açúcar, depois em fio junta-se o azeite e continua-se a bater.

Aos poucos, vai-se juntando a farinha, com a ajuda de uma colher de pau. A massa vai tomando consistência e amassa-se, agora, com as mãos. Quando despegar das mãos, divide-se a massa em duas partes. A uma das partes junta-se canela e a outra erva-doce moída. Amassa-se cada parte.

Formam-se pequenas bolinhas, com a ajuda de alguma farinha para que as bolinhas se despeguem das mãos, e vai ao forno, a 200 graus, por cerca de 5 a 10 minutos.



Estão prontos.




Beijos e abraços