quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Beringela com Frango na Caçarola ou 茄子煲鸡

Aos ventos lisos grito por minha essência. De lá chegas, num gesto núveo, apressas-me, eu não quero, mas tu dominas. Infante me sinto. Oriental complexo que me arrebata nestas ondas pícaras… para o fogoquente… da nossa vida… na nossa cozinha. Hoje, tudo na caçarola… e não me queixo… não te queixes! Inspiração: clandestina…







Ingredientes:
1 beringela descascada e em paralelepípedos (cubos rectangulares)

8 a 10 pedaços de frango
1 tomate

1 cebola + ½
3 dentes de alho

1 fio de azeite
2 colheres de sopa de feijão preto (em lata)

2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de molho de ostras

Picante (tabasko ou malagueta)
½ caldo de galinha dissolvido em meio copo de água fervida

Sal q.b.
Salsa (fresca de preferência)




Em silêncio, acomodado cativo descasco a beringela e corto-a em cubos rectangulares. Humidifico com um fio de azeite toda a beringela. Rego de carinho prisioneiro.

Numa frigideira, previamente aquecida em lume brando, ponho os pedaços de beringela e deixo-os dourar, salteando-os. Oiro momento em que me reténs a faculdade pela qual o meu espírito conserva as nossas ideias e as tuas imagens. Na mesma frigideira, deito mais um fio de azeite e os dentes de alho picado, a cebola fatiada e o tomate. Deixo tudo cozinhar e deves estar a caminho. Uma vez cozinhado, trituro tudo e nesse molho deito o frango. Tempero ligeiramente de sal. Deixo cozinhar e quando estiverem ligeiramente cozinhados junto o feijão preto picadinho, o molho de ostras e o molho de soja. Mexo um pouco e junto o caldo de galinha e o picante. Agito mais um pouco. Todo meu corpo está em agitaçãocomo tu sabes!


Agora acrescento a beringela. Deixo tudo cozinhar muito bem e com a tampa de uma panela tapo a frigideira. Deixo cozinhar por cerca de 2 a 3 minutos. Por fim provo tudo. Estou-te quase a reprovar. Rectifico o sal. Provo-TE. Acrescento quatro ou cinco pezinhos de salsa picadinhos e desligo o lume. Vamos comer!

A acompanhar: noodles salteados com cenoura e ervilhas ou arroz branco.



Beijos e abraços!

Sem comentários:

Enviar um comentário