quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bolonhesa com Esparguete à Minha Maneira

À minha maneira… estas são as tuas palavras que me rebatem de dor mesquinha. Apenas encolho os ombros e viajo… deixo de te ouvir, mas sigo todos os teus gestos. A cada movimento a alma brilha e continuas… à tua maneira. Agora: à minha maneira.
Ingredientes:
350 gramas de carne de vitela picada
1 cebola picada
Três dentes de alho laminadinhos
2 tomates grandes e vermelhos picados
Uma cenoura ralada
Uma folha de louro sem o veio
5 colheres de sopa de polpa de tomate
100 ml de vinho tinto
Salsa picada q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Uma gota generosa picante da avó da Carina
Cogumelos laminados (uma latinha)
Esparguete q.b.
Queijo mozarela q.b.
Orégãos q.b.

Vamos por partes. Agora ouves e só depois concluis. Num tacho colocas o azeite e a cebola, que vai aloirar suavemente. Calas-te e continuas-me a ouvir. Calmamente, como convém. Acrescenta-se a cenoura e deixa-se cozinhar. Continuo a falar. Mordes-te. Não falas. Eu continuo e coloco o tomate, o louro e a salsa. Franjes a testa. Por dentro derreto. Severamente prolongo e junto a carne, o sal e o picante.

Tapo o tacho e deixo cozinhar. Ouves-me estoicamente. Divirto-me e preocupo-me. Destapo o tacho e rego tudo com a polpa de tomate e o vinho. Deixo continuar a cozinhar tudo e espalho os cogumelos. Tapo o tacho. Tudo fica a apurar em lume brando. O aroma das navegações espalha-se. Acalmas-te. Ouviste tudo. Ficas sem palavras e beijas-me. Sufoco. Sufocas-me. Libertas.
À parte. À tua maneira… cozeste o esparguete em água quente com sal e um fio de azeite.
Pões a mesa que estou cansado. No prato fazes uma cama de esparguete, deitas a carne. Tapas com queijo mozarela e polvilhas com óregãos. Vai o prato 30 segundos ao microondas para que o queijo derreta e vamos comer… obrigado… à minha maneira.


Beijo-te  e abraço-te.

Sem comentários:

Enviar um comentário