sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jardineira de Soja – uma proposta vegetariana

Ver-te entre cores, natural… corpo… Entre os recantos de cada momento de campo. O verde do manto, o encarnado encarnado em ti, o laranja da alegria são as tuas cores. Tudo ao natural. Tudo natural. É primavera, cheira a verão no teu corpo. Nele, mesclo tonalidades e sabores.  Um prato de cores… uma Jardineira…

Precisamos de:
150 gramas (aproximadamente) de Soja grossa desidratada
Uma lata de tomate pelado
Dois dentes de alho
Duas cebolas
Um generoso fio de azeite
Três a quatro colheres de molho de soja
Um pingo ou dois de molho picante ou tabasko
Uma beringela
Uma courgette
Duas cenouras
Meio alho francês
Alguns feijões verdes
200 gramas de cogumelos
Algumas ervilhas
Um grande tomate
Salsa, coentros, manjericão, ervas da Provença q.b.
Sal q.b.



Começamos uma noite antes. Demolha-se o granulado de soja, que deve ficar de molho cerca de 12 horas, havendo uma ou duas mudanças de água durante este período.
Num tacho refoga-se, no azeite, a cebola, o alho e o tomate pelado. Depois tritura-se tudo, com o auxílio da varinha. Tu ajudas-me. Tira-se os nacos de soja da água e deitam-se na panela a cozinhar no molho de tomate. Deito-me no jardim e aguardo-te. Rega-se a soja com o molho de soja. Regas-me de beijos. Tempera-se de sale paixão. Ferve. Deixa-se cozinhar. Deixamos envolver os molhos… de tomate e de soja, nos nacos de soja. Cortas a beringela, a courgette, as cenouras, o feijão verde e o alho francês em pedaços próprios para jardineira. Colocas tudo na panela. Abraço-te. Mexes tudo. Mexo tudo. Tempera-se de sal e de picante. Junta-se os cogumelos, as ervilhas e o tomate cortado em oito partes. Deixamos cozinhar. Abrimos um refrescante rosé. Bebemo-lo. Desfrutamos. Provamos. Acertamos o sal. Acrescentamos a salsa e os coentros picadinhos por ti. O manjericão e as ervas da Provença a finalizare deixamos cozinhar até os legumes estarem cozidos. Beijas-me de felicidadee o jantar está pronto.

Beijos e abraços

Sem comentários:

Enviar um comentário