sexta-feira, 20 de maio de 2011

Salada Rica com Molho de Sol

O verão aproxima-se, os corpos agitam-se, os dias crescem e as noites amornam-se no exterior. É tempo de leveza, de prazeres, só nossos, segredados pelo sabor salgado da praia que testemunha os sorrisos.
Vamos para a praia esperar o verão, mas antes alimentemo-nos com este manjar feito a dois.

Ingredientes para a Salada Rica:
200 gramas de cogumelos frescos laminados gentilmente por ti;
(Um beijo teu)
Uma cebola grosseiramente cortada por mim;
Meio alho francês finamente cortado por ti;
Uma fatia de seitan da espessura do meu dedo em cubos;
Um tomate vermelho em pedaços;
Um ramo de salsa e outro de coentros;
6 folhas de alface laminadas por mim;
(Toco-te no ombro e respiro na tua orelha)
Uma maçã verde (Granny Smith) em cubos;
Duas fatias de ananás em pequenos pedaços;
(um sorriso teu)
Uma cenoura ralada por mim;
Um pedaço de pimento vermelho, outro de pimento amarelo e mais um pedaço de pimento verde em finas fatias cortadas a dois (olhos nos olhos);
Uma colher de sobremesa de molho de soja;
Algumas lâminas de amêndoa torrada.

Ingredientes para o Molho de Sol:
Sumo de uma laranja;
Um colher de sobremesa de mel;
Três colheres de azeite;
Duas colheres de vinagre;
Uma colher de café de mostarda;
Uma colher de café de ketchup;
Uma pitada de sal.


VAMOS FAZER:
Osculamo-nos intensamente. Numa frigideira antiaderente coloco a cebola e os cogumelos. Levo ao lume, sem qualquer gordura, e mexo os ingredientes que aloiram e deixam seu suco fervilhar. Acrescento o alho francês, mexo. Junto o tomate e deixo cozinhar um pouco mais. Junto o seitan. (Olhas-me) Junto o molho de soja. E deixo cozinhar tudo mexendo lentamente. Já estão cozinhados e adiciono a salsa e os coentros picadinhos. Desligo o fogão. E tudo arrefece (menos os nossos corpos).
Preparo o molho numa taça: sumo de laranja, mel, o azeite e vinagre, a mostarda e o ketchup, uma pitada de sal. Com o batedor de varas, mesclo tudo. (Observas-me)
Numa grande taça de salada, faço uma cama com a alface laminada. Deito-lhe o preparado da frigideira. Acamo-o com a cenoura ralada e os pimentos. Almofado tudo com a maçã verde e o ananás. (Sacio-te os lábios húmidos e redescubro o teu corpo)
Rego tudo com o Molho de Sol. Termino com a amêndoa torrada.
Está preparado.
Vamos para a mesa. E acompanha-nos duas taças de lambrusco verde quase gelado.
É tudo nosso. Eu sou teu. Pertences-me.

Beijos e abraços

2 comentários: